top of page

30/3

MID 2019 abre inscrições para oficinas de dança

Interessados podem se inscrever até 10 de abril. Workshops são gratuitos e fazem parte da 5ª edição do Movimento Internacional de Dança (MID)

 

Estão abertas as inscrições para oito oficinas de formação e para a residência artística do Movimento Internacional de Dança – MID 2019, um dos principais festivais de dança do país. Dançarinos podem se inscrever por e-mail até 10 de abril. São 20 vagas gratuitas para cada atividade.

 

As oficinas serão ministradas no IFB (610 Norte) e no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), por conceituados coreógrafos de diferentes países, como Bélgica, Espanha, França, Moçambique e México, que também se apresentam durante o festival, realizado de 18 de abril a 5 de maio na capital federal.

 

“As oito oficinas trazem um recorte da produção mundial em dança contemporânea com diferentes metodologias de pesquisa do corpo em cena”, explica o coordenador de Atividades Paralelas do MID, Edson Beserra. “Os temas estão em conexão com o nosso momento socioeconômico e histórico por meio da encenação, formação e pesquisa”, completa.

 

Já a residência artística será ministrada por Martha Hincapie, colombiana que traz em sua bagagem as experiências vividas com Pina Bausch e Bob Wilson. Serão nove dias corridos, a partir de 27 de abril, contemplando 40 horas de trabalho no Centro de Dança de Brasília. No dia 5 de maio, haverá uma apresentação de encerramento da residência, às 16h, no Centro de Dança do DF, com entrada franca.

 

Os interessados em participar das oficinas ou da residência devem enviar e-mail para formativas.mid@gmail.com. Colocar o nome da oficina e do coreógrafo no “assunto”. O e-mail deve conter um pequeno resumo da trajetória artística e um breve texto explicando o porquê da participação na oficina, anexando também uma foto. As listas dos inscritos serão divulgadas a partir do dia 12 de abril.

 

O MID é um festival multidisciplinar que propõe ao público e à classe artística do DF uma vivência intensa, a partir de apreciação de espetáculos internacionais, nacionais e locais ao mesmo tempo em que oferece atividades formativas. Em sua quinta edição, tem patrocínio do Banco do Brasil, da Embaixada da França, do Instituto Francês e do Governo de Brasília, por meio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC).

 

Confira, a seguir, as oficinas do MID:

Hip hop e krump

Com Gold Mayanga e Dominique Schmitz (Cia Irene K., Bélgica)

Dia 17/04, das 14h às 16h

Local: IFB Campus Brasília (Av. L2 Norte, Quadra 610)

 

Dança Contemporânea

Com Igor Calonge (Companhia Cielo raso, Espanha)

Dia 18/04, das 14h às 16h

Local: IFB Campus Brasília (Av. L2 Norte, Quadra 610)

 

Movimento em profundidade

Com Edivaldo Ernesto (Moçambique/DE)

Dia 19/04, das 10h às 12h

Local: Espaço Cultural Renato Russo (Av. W3 Sul, Quadra 508)

 

Introdução à prática de respiração chinesa

Com Eduardo Fukushima (Brasil)

Dia 20/04, das 9h às 11h

Local: Espaço Cultural Renato Russo (Av. W3 Sul, Quadra 508)

 

Laboratório de pensamento em ação O Corpo Vazio

Com Shantí Vera (Cia Cuatro x Cuatro, México)

Dia 23/04, das 14h às 16h

Local: IFB Campus Brasília (Av. L2 Norte, Quadra 610)

 

A busca pelo movimento

Com Jaciel Neri (México)

Dia 26/04, das 14h às 16h

Local: IFB Campus Brasília (Av. L2 Norte, Quadra 610)

Despertar do movimento

Com Raul Martinez (El Salvador)

Dia 26/04, das 10h às 12h

Local: IFB Campus Brasília (Av. L2 Norte, Quadra 610)

 

Jogue enquanto respira

Com David Mambouch (Cie Maguy Marin, França)

Dia 03/05, das 14h às 16h

Local: IFB Campus Brasília (Av. L2 Norte, Quadra 610)

 

 

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

 

Com Martha Hincapie (Colômbia)

De 27/04 a 05/05

Local: Centro de Dança de Brasília

 

Tema: O trabalho desenvolvido parte do solo Antropomorpha, pesquisa física para um projeto de performance de longa duração baseado na influência dos seres humanos sobre o estado atual da sociedade. Dança, movimento e corpo buscam referências nas culturas ancestrais das Américas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

14/3

Movimento Internacional de Dança (MID) divulga selecionados do DF para edição 2019

 

Um dos mais importantes festivais do gênero do país, o Movimento Internacional de Dança (MID) divulga a lista dos grupos do Distrito Federal selecionados para compor a programação de 2019

 

Os espetáculos Vin\co, do Coletivo Instrumento de Ver, e O Vazio é Cheio de Coisa, da Cia Nós no Bambu, foram escolhidos para compor a grade juntamente com atrações nacionais e internacionais, que vão movimentar a cena brasiliense entre 18 de abril e 5 de maio, ocupando os palcos do Centro Cultural Banco do Brasil, Espaço Renato Russo (Salas Multiuso e Galpão), Rodoviária do Plano Piloto, teatros Sesc Paulo Autran (Taguatinga), Sesc Newton Rossi (Ceilândia) e Sesc Paulo Gracindo (Gama).

 

Para o Palco Aberto, atividade de converge profissionais, amadores e seus públicos, foram selecionadas 18 coreografias curtas, de até 10 minutos, formando um mosaico de diferentes estilos da dança no Distrito Federal. “No MID, essa curadoria deseja que dança se mostre em toda sua dimensão plural de estilos, formas variadas de linguagens e de estéticas, refletindo a diversidade que esse universo comporta”, avalia a pesquisadora e coreógrafa Yara de Cunto, que compôs a curadoria ao lado da diretora e coreógrafa Giselle Rodrigues e do diretor-dramaturgo Sérgio Maggio.

O MID é um festival multidisciplinar que propõe ao público e à classe artística do DF uma vivência intensa, a partir de apreciação de espetáculos internacionais, nacionais e locais ao mesmo tempo em que oferece atividades formativas (mesas de debate e oficinas), intercâmbio (residência artística e rodada de negócios com curadores nacionais e estrangeiros), ação de formação de plateia e atividades de rua (batalha de breaking e aulões abertos de dança). “É importante o MID trazer o amador, o profissional, a dança urbana, a dança francesa, e dança do DF, todos juntos numa mesma plataforma. Promover essa aproximação é um caminho para gente rever esse público que curte a dança e forma plateias”, aponta Sérgio Bacelar, diretor-geral do festival.

 

Em sua quinta edição, o projeto tem patrocínio da Secretaria de Cultura - Governo de Brasília (por meio do Fundo de Apoio à Cultura - FAC), Embaixada da França no Brasil e Instituto Francês do Brasil. Também contará com apoio do Banco do Brasil.

Confira, a seguir, as coreografias de até 10 minutos – DF:

  • Adágio para oito – Cia. Contemporânea Noara Beltrami

  • Amanaiara – Alumeia Criações

  • Anoitecer – Rodrigo Cruz Cia de Dança

  • Boiada encurralada – Alumeia Criações

  • Cabernet – Rodrigo Cruz Cia de Dança

  • Coreografia – Grupo Charadas

  • DiFilms ballydance – Jalila Najla

  • Entre esquivas – Danilo Andrade e Tauã Franco

  • Espaço de trás – Rosa Schramm

  • Fracasso coreográfico – Rafael Alves

  • Guerreiras – Backstage Dance Center

  • Hábraços – Grupo Pés

  • Margem seca – Aline Sugai

  • Os segredos do Matulão – Transições Companhia de Dança e Artes

  • Recortes de um corpo mambembe – Transições Companhia de Dança e Artes

  • Tarantos – Patrícia Weingrill

  • Vulcânicas – Larissa Hollywood

 

A programação completa do MID 2019 será divulgada no final do mês de março.

martha_hincapie_portrait_black_white_med
Âncora 1
bottom of page