top of page

Esparrela 

Espetáculo da Paraíba, com texto, direção e atuação do premiado artista Fernando Teixeira (73 anos).

 

Sinopse: O espetáculo conta a relação do urubu Arquimedes e seu adestrador Manuel, que para entrar na cidade da qual foi expulso, resolve ensinar a ave a dançar para impressionar as pessoas daquela cidade. Dessa relação surge uma amizade que se encerra com a morte de Manuel e o ressurgimento dele em sua ave adestrada. Em síntese, o espetáculo traz a relação do homem consigo mesmo, com o seu alter ego. Nietzsche nos fala que “O homem é uma corda atada entre o animal e o além homem – uma corda sobre o abismo”.

 

A encenação tem como proposta a simplicidade, onde um ator conta para a plateia essa relação de forma muito íntima e visceral, nos fazendo lembrar os fabuladores e contadores de histórias tão presentes na nossa tradição oral.

 

Sobre Fernando Teixeira: Responsável pela dramaturgia, direção e atuação, é professor universitário aposentado, é paraibano e tem 73 anos. Recebeu ao longo da carreira prêmios por seu trabalho como cenógrafo, atuação e direção incluído a do espetáculo “Esparrela”. Dirigiu 37 espetáculos, atuou em 11, escreveu seis peças, tem 34 atuações em cinema e fez duas participações em novelas, sendo a última em Velho Chico, da TV Globo.

 

Companhia: Grupo de Teatro Bigorna
Estado: Distrito Federal
Classificação indicativa: Livre

Tempo de duração: 45 mim.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=2lR7t88CM1Q

Site da peça: http://esparrela-esparrela.blogspot.com.br/

 

Ficha Técnica
Autor, diretor e ator: Fernando Teixeira

Assistente de direção: Osvaldo Anzolin

Produção: Fabíola Morais

Iluminação: Júnior Maciel

Sonoplastia: Erê Morais

Trilha sonora: Escurinho e Júnior Espínola

Cenografia: Osvaldo Anzolin

Preparação corporal: Guilherme Schulzer

 

Apresentações:
Quinta-feira – 18/08, 19h
Sexta-feira – 19/08, 19h

bottom of page