Idio Chichava
Belo Horizonte – 01/10, das 10h às 13h - 15 vagas
Brasília – 04/10, das 18h às 21h - 15 vagas
Público alvo: estudantes de graduação em dança e dançarinos profissionais.
O conteúdo
Buscar uma forma de alimentar o corpo do bailarino a partir de movimentos improvisados tendo atenção aos micromovimentos, o desequilíbrio e um treinamento físico muito intenso, que prepara o bailarino a manipular e transformar os estímulos diversos do exterior.
Sobre Idio Chichava
Começou a dançar no ano 2000, com prática tradicional. Participou de várias oficinas dos coreógrafos como Lia Rodrigues (Brasil), George Khumalo (África do Sul), Riina Saastamoin (Finlândia), Thomas Hauert (Suíça), Sandra Martinez (França), Betina Hozhausen (Suíça). Frequentou aulas na Escola de P.A.R.T.S, conduzidas por David Zambrano (Venezuela), Mat Voorter (Países Baixos), Elisabeth Coorbett (UE).
Interpreta as peças criadas por Thomas Hauert, Panaibra Gabriel, Cristina Moura, e ingressa na CulturArte.
Atualmente, reside na França, onde interpreta peças da companhia Francesa Kubilai
Khan Investigations desde 2005 até os dias de hoje e tem ministrado aulas, oficinas de dança para todas as classes sociais, como também em outros países do mundo. É m estrando em Universidade de Nice Sophia Antipolis no Curso
“Transmissão e profissão da Dança”.
Albert Quesada
Belo Horizonte – 10/10, das 18h às 21h - 15 vagas
Brasília – 11/10, das 18h às 21h - 15 vagas
Público alvo: estudantes de graduação em dança e dançarinos profissionais.
O conteúdo
1º) Mover para Ouvir: extraindo ritmo e qualidades da música, aprendemos uma variedade de práticas para ouvir enquanto nos movemos: contagem e jogos para exercerem nossa escuta em relação ao movimento.
2º) Solo Assistido: de acordo com o que chamamos de Jornada do Solo Assistido, criamos uma "dança de apoio ', interpretando e respondendo à dança do nosso parceiro. Assim, torna-se a nossa própria dança. Começando com um solo que está sendo assistido por outro dançarino, a forma se desenvolve por toda a sala (sejam cinco, sejam 10 bailarinos para interagir com o Solo). Os que estão interagindo e o solista fazem parte da composição e, intuitivamente, vão desenhando a coreografia, fazendo escolhas com base em como a apoio a dança. A forma Solo Assistida vai além da sala de aula, e nos ensina que pedir ajuda (de assistência) pode ser uma habilidade crucial em nossas vidas.
Sobre Albert Quesada
Albert Quesada (nascido na Espanha, em 1982) dançou no P.A.R.T.S (2004-2008), em Bruxelas, e na Hogeschool voor de Kunsten (MTD, 2003-2004), Amsterdam. Anteriormente, ele estudou filosofia e Multimídia Engenharia em Barcelona. Ao longo de seus estudos, ele organizou programações semanais em P.A.R.T.S. e deu aulas e workshops em diferentes lugares ao redor de Bruxelas.
Em 2005, Albert começou a trabalhar no solo “Bach & Glenn” (2005-2008), uma coreografia que deu origem ao dueto Solos “Bach & Gould” (2010).
Em junho de 2009, Albert foi dançar na companhia o ZOO, de Thomas Hauert. Ele também se apresentou com Benjamin Vandewalle.
Albert trabalha em performances de palco e com videodança. Em 2014, criou a coreografia “Wagner & Ligeti”.
SOBRE AS INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser feitas até o dia 26/09 em Belo Horizonte e até 03.10 em Brasília pelo e-mail danca@alecrim.art.br. Os interessados devem encaminhar um parágrafo com demonstração de interesse em participar bem como o currículo. O título do e-mail deve conter o nome do oficineiro – Albert Quesada ou Idio Chichava - e a cidade – Belo Horizonte ou Brasília.
Os locais da realização da oficina serão informados aos selecionados com antecedência de uma semana.