top of page


18/4

Instituto Bem Cultural recebe corpo diplomático para apresentar o MID 

Representantes das embaixadas conhecem a programação do Movimento Internacional de Dança (MID 2019) em encontro nesta quinta-feira

Foi, num café da manhã, no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), em Brasília, com a comunidade internacional das embaixadas, que o Movimento Internacional de Dança (MID) abriu os trabalhos para a quinta edição. Até 5 de maio, 36 coreografias em 55 apresentações de 11 países, tornando-se o maior festival de dança do Centro-Oeste e um dos cinco maiores do país. Estavam presentes representantes de embaixadas, a exemplo de Alain Jean Marie Bourdon (conselheiro de Cooperação e Ação Cultural da França), de Patrick Herman (embaixador da Bélgica), Damaris Jenne (primeira-secretária da Alemanha), Alessandra Crimi (primeira-secretária da Itália) e Joëlle Uzarski (adida cultural dos Estados Unidos).


 “Esse encontro é especial porque Brasília é um campo frutífero e a cultura acaba tendo pouco espaço na comunidade internacional. O MID vem florindo com todas as cores e flores dos ipês do cerrado”, deu às boas-vindas o diretor-geral do festival, Sérgio Bacelar.  
Os convidados foram recebidos pelo diretores do Instituto Bem Cultural (IBC), que coordenam e administram o Espaço Cultural Renato Russo. A presidente Roseane Braga e o vice-presidente Leonardo Hernades, que comandaram uma visita guiada aos teatros e galerias do histórico centro cultural. “Abrimos a nossas possibilidades de parcerias com a comunidade internacional em projetos que atuam na capacitação, difusão e fomento em cultura”, destacou Roseane Braga.    


Compareceram também ao evento Soraya Barne (assessora cultural da Embaixada da França no Brasil/Instituto Francês do Brasil), Rosa Sánchez-Cascado Nogales (diretora do Instituto Cervantes de Brasília) e Luz de Amor Forrest (Instituto Cervantes), Gianluigi Planezio (presidente do Instituto Italiano Dante Alighieri) e Manuela de Lorenzo (da Organização dos Estados Iberoamericanos – OEI).
 

Acompanhe a programação do MID no www.movimentoid.com.br

 

15/4

Ingressos para os espetáculos já estão à venda

Aquisição pode ser feita na bilheteria dos espaços e por compra online. Apresentações nos teatros Sesc de Taguatinga, Gama e Ceilândia são gratuitas

Estão disponíveis para venda os ingressos para a quinta edição do Movimento Internacional de Dança (MID 2019), um dos maiores festivais de dança do país que abre nesta quinta-feira (18), em Brasília.

As entradas podem ser adquiridas na bilheteria dos teatros (CCBB, Funarte e Espaço Cultural Renato Russo) e por meio dos sites especializados. Os espetáculos do CCBB estão disponíveis em www.eventim.com.br; já para o Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, estão em ingressorapido.com.br.

As apresentações no Teatro Sesc Paulo Autran (Taguatinga), Teatro Sesc Newton Rossi (Ceilândia) e Teatro Sesc Paulo Gracindo (Gama) são gratuitas, mediante capacidade do espaço.

O MOVIMENTO

Até 5 de maio, 55 apresentações de 36 coreografias da Alemanha, Bélgica, Brasil, Burkina Faso, El Salvador, Espanha, França, Itália, Lituânia, México e Moçambique ocupam os palcos da cidade.

São 18 dias de atividades intensas, nos quais o MID põe a dança como protagonista da cena cultural do Distrito Federal ao associar uma programação de espetáculos de qualidade com atividades formativas (mesas de debates, oficinas e residências artísticas), de intercâmbio (rodas de negócios com a vinda de curadores nacionais e estrangeiros e encontros entre artistas de três continentes), de formação de plateia (ação com professores e estudantes da rede pública) e de mobilização com a população (batalha de breaking e aulões abertos de dança).

“O MID é o campo fértil para o intercâmbio intenso entre criadores e público, posicionando o Distrito Federal e, consequentemente, o Centro-Oeste como territórios visíveis para a dança tanto no Brasil como no exterior”, aponta Sérgio Bacelar, diretor-geral do festival.

O MID 2019 tem patrocínio do Banco do Brasil, da Embaixada da França, do Instituto Francês e do Governo de Brasília, por meio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC).

 

SERVIÇO:

Movimento Internacional de Dança (MID 2019)

Em Brasília, de 18 de abril a 5 de maio

3/4

Batalha de breaking movimentará Brasília

Eles são experts na dança urbana e vão mostrar a arte dessa linguagem nos dias 20 e 21 de abril, pela programação oficial do Movimento Internacional de Dança (MID)

Pode até parecer somente improvisação, mas não é bem assim. A apresentação de breakdance – ou breaking – segue uma rotina específica de etapas a serem executadas, embora tenha espaço para a imaginação. E nas batalhas não é diferente, como se verá nas seletivas do dia 20 de abril, no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul. Quem passar por essa fase segue para a final no dia 21, domingo, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Conduzida pelo mestre de cerimônias Rodrigo OKZ, sob o ritmo do DJ Sapo, a Batalha de Breaking 3vs3 faz parte da programação oficial da quinta edição do Movimento Internacional de Dança (MID 2019), um dos principais festivais de dança do país que reúne, em 18 dias, 36 coreografias, 55 apresentações de bailarinos do Brasil e de outros 10 países.

 “O breaking, através de suas práticas, se estabelece como uma forma de intervenção político-cultural levada a efeito no espaço vivido das periferias”, afirma o coordenador da Batalha, Alan Papel. “O MID propicia o encontro desses jovens artistas, contribuindo para a formação de grupos não apenas artísticos, mas também políticos. A trajetória dos jovens nessa trilha mostra-lhes que vencer não é fácil, mas através de sua dança, buscam uma melhor compreensão dos conflitos e fraturas sociais”, destaca.

 

As batalhas entre Bboys e Bgirls terão formato de duelos entre trios, que serão avaliados pelo júri formado por Nathana We Can do It Bgirls (de Minas Gerais), Master D Floor Riders (Goiás) e Migaz DF Zulu (Distrito Federal).  Quem quiser participar já pode se inscrever para as seletivas. Para isso, basta enviar mensagem por whatsapp para (61) 99114 7094 – Bboy Papel.

 

SERVIÇO

Batalha de Breaking

 

Seletivas: dia 20 de abril (sábado), das 11h às 14h, no Espaço Cultural Renato Russo (Av. W3 Sul, Quadra 508). Entrada franca.

 

Final: dia 21 de abril (domingo), das 14h às 18h, no Centro Cultural Banco do Brasil. Entrada franca.

 

Inscrições para participar: (61) 99114 7094 – Bboy Papel

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page