top of page

29/4

 

MID entra na última semana com mais de 5,5 mil espectadores

         Nityama Macrini

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Programação desta semana inclui os grupos Quasar e Maguy Marin

Há 11 dias, Brasília respira, pensa e reflete dança. Em sua quinta edição, o Movimento Internacional de Dança (MID) tem lotado teatros com cadeiras extras e filas de espera. Ao todo, 5,5 mil espectadores prestigiaram coreografias do DF, do Brasil e do mundo. Algumas delas, tiveram espectadores que voltaram da porta de teatros com lotação esgotada, a exemplo de Happy, La Tristesse du Roy, do coreógrafo James Carles, africano radicado na França. “Terminamos a segunda semana com a plateia em estado de êxtase com os mexicanos de Nosotros”, comemorou o diretor-geral do MID, Sérgio Bacelar.

 

Na última semana, o MID segue com a expectativa de receber dois ícones da dança: um do Brasil, a Cia. Quasar de Dança (GO); e outro da França, o grupo da coreógrafa Maguy Marin. De Goiânia, o Grupo Quasar, um dos mais importantes do país, traz a nova criação, Estou sem silêncio (Teatro do CCBB, 01 e 02/05, às 20h), que tem elenco feminino com quatro bailarinas em cena. A montagem é inspirada em uma cena da coreografia de “Céu na boca” (2009), também de Henrique Rodovalho.

Da coreógrafa e ícone da dança francesa Maguy Marin, chega Singspiele ((Teatro do CCBB, 04 e 05/05, às 20h)), que coloca no palco o ator, escritor e diretor de teatro David Mambouch, desfilando tipos masculinos e femininos, mudando literalmente de identidade como se muda de roupa.     

Dia Internacional da Dança no Conjunto Nacional

A terceira semana começa com a comemoração do Dia Internacional da Dança no Conjunto Nacional (29.04). Ao meio-dia, entre o calçadão frontal do shopping e a Praça Lúcio Costa, serão apresentadas duas coreografias: Recortes de um Corpo Mambembe (Transições Cia de Dança e Artes) e DiFilms BellyDance – Jalila Najla Cia de Dança.

Às 18h, a Praça de Alimentação recebe uma versão do Palco Aberto do MID com os grupos Transições Cia de Dança e Artes (cultura popular), Jalila Najla Cia de Dança (dança do ventre), Grupo Pés (dança inclusiva), Charadas (dança de rua) e o bailarino Rafael Alves. Todas as apresentações são gratuitas.

Aulões gratuitos de dança no CCBB

No dia 4 de maio, no vão central do CCBB, haverá aulões de dança gratuitos: forró (14h), com Lug Carvalho, de vogue (16h), com Kona Zion, e de frevo (18h), com Lheandro Lira.

 

Em sua quinta edição, o Movimento Internacional de Dança (MID) transforma-se numa das mais frutíferas plataformas artísticas do país ao colocar numa mesma dimensão de diálogo montagens do Distrito Federal, do Brasil e do mundo, criadas dentro de uma diversidade de linguagens. Até 5 de maio de 2019, 55 apresentações de 36 coreografias de 11 países ocupam os palcos do Centro Cultural Banco do Brasil (Teatro e área externa), do Espaço Cultural Renato Russo (Sala Multiuso e Teatro Galpão), Teatro Sesc Paulo Autran (Taguatinga), Teatro Sesc Newton Rossi (Ceilândia), Teatro Sesc Paulo Gracindo (Gama) e Teatro Plínio Marcos (Funarte).

O festival tem patrocínio do Banco do Brasil, da Embaixada da França, do Instituto Francês e do Governo de Brasília, por meio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC).

Leia crítica de Nosotros

Leia crítica de Je Te Haime

 

 

mid-foto-nityama-macrini.jpg
bottom of page