top of page

Inscrições  |  Selecionados

enviar currículo simples para o email: edsonbeserra.mid2018@gmail.com com o nome da oficina no título.

16/4 segunda

Oficina de Dança Contemporânea com Angelica Zignani

10 às 12h | IFB Campus Brasília | máximo 20 pessoas

Público alvo: Interessados em Artes, educadores e arte-educadores

 

Com o intuito de experimentar a criação a partir dos sentidos, as atividades estimulam descobertas sensíveis e o desenvolvimento desses estímulos produzem células de movimentos. São atividades que estimulam o ouvir, o sentir e a espontânea percepção do movimento. Através destes estímulos busca-se desvincular o racional na criação. O  workshop propõe um contato com as diversas camadas criativas que compõe o corpo, que são potencialmente expressivas.

Sobre Angelica Zignani

Atriz e pesquisadora com foco no desequilíbrio, espaços e plataformas alternativas de criação e atuação dentro da dança e do teatro. Participou de diversos cursos e workshops entre eles Intensive Gaga Belgium, by Ohad Naharin, na Antuerpia, Bélgica (abril de 2017), a formação da Segni Mossi, em Mallorca, Espanha (abril de 2017), desde sua profissionalização em 2003.

20/4 sexta (nova data!)

Oficina de Dança Contemporânea com Nadar Rosano

10 às 12h | IFB Campus Brasília - sala 202/203 Bl C | 15 pessoas

Público-alvo: atores, bailarinos, performers – estudantes e profissionais das artes da cena.

O Workshop de Nadar é baseado na técnica de Release, Yoga e sua experiência profissional   como bailarino e coreógrafo. No workshop Nadar enfatiza o fluxo de movimento, consciência espacial, expandindo as capacidades físicas e propondo um fortalecimento do corpo em ação.
Durante a aula, os participantes experimentarão seus corpos como um todo que inclui emoções, sentidos, desejos, imaginação, instinto e liberdade. Trabalharão com imagens que os transportem a camadas mais profundas do estado de consciência.

Sobre Nadar Rosano

Dançarino e coreógrafo independente e atualmente vive em Tel Aviv-Israel.

Seus trabalhos vem sendo apresentados na Espanha, Lituânia, Israel, Coreia, Estados Unidos e diversos outros países no Leste Europeu. Reconhecido e premiado desde 2007, como educador tem difundido a técnica de release em vários Festivais.

Inscrições, contendo breve currículo no corpo do e-mail devem ser enviadas para  edsonbeserra.mid2018@gmail.com o assunto: workshop Nadar Rosano.

20/4 sexta

Oficina de Dança Étnica com Orit Succary 

19h | Zahra Studio de Dança do Ventre

Inscrição feita somente no local | R$30,00 | Vagas limitadas

The White Line - ancient & contemporary Ethnic Dance com a professora israelense Orit Succary.
Será uma aula rica em variedade de ritmos, tradições, música e expressão feminina.

 

Endereço: CRS 506 Bl A sl 101 e 103, Brasília

Telefone: (61) 3242-2807

21 e 22/4 sábado e domingo

Oficina de intervenção urbana com Luciana Lara

21.04 14 às 17h e 22/04 das 15h às 17h | CCBB Brasília | vagas ilimitadas

Apresentação da performance: Dia 22/04 das 17h às 19h

 

Oficina residência gratuita sobre intervenção urbana com Luciana Lara que finaliza com a realização da intervenção urbana Sacolas na Cabeça da Anti Status Quo Companhia de Dança
 

A partir da prática de exercícios e o compartilhamento de estudos dramatúrgicos que fizeram parte do processo de criação da intervenção urbana “Sacolas na cabeça,” o participante entrará em contato com as noções teóricas e práticas que permeiam os trabalhos de intervenção urbana desenvolvidos pela Anti Status Quo Companhia de Dança em 8 anos de pesquisa neste campo de atuação artística. A oficina culmina na participação de todos os participantes na realização da intervenção urbana “Sacolas na Cabeça” junto com os
dançarinos da Anti Status Quo Companhia de Dança. A proposta é proporcionar uma experiência coletiva em espaço urbano modificadora da percepção e dos afetos e promover a reflexão sobre a prática do trabalho com intervenções urbanas.


Sobre Luciana Lara

Coreógrafa e diretora da Anti Status Quo Companhia de Dança(Brasília-DF).
Mestre em Artes na Universidade de Brasília-DF- UNB/ Linha de pesquisa: Processos
Composicionais para a Cena. Especialização em coreografia e coreologia no Laban Centre em
Londres- Inglaterra (1996-1998). Formada em Educação Artística com habilitação em Artes
Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Professora de Corpo e Movimento desde
1988. Autora de “Arqueologia de Um Processo Criativo - Um Livro Coreográfico” – Editora
Antistatusquo (2010).

Quantidade máxima de vagas: ilimitada (Estamos buscando um número grande de
participantes para intensificar a experiência e o efeito da intervenção).


Público-alvo: Maiores de 18 anos, com disponibilidade para participar de toda a carga horária
do workshop e da realização da intervenção urbana “Sacolas na Cabeça“ junto com os
bailarinos da Anti Status Quo Companhia de Dança.

23 e 24/4 segunda e terça

Um corpo que dança, oficina com Ana Paula Bouzas

8 às 12h | IFB Campus Brasília | 15 pessoas

Público-alvo: atores, bailarinos, performers – estudantes e profissionais das artes da cena.

Material necessário do participante: Cada inscrito deverá levar um trecho de obra literária ou dramatúrgica sobre a qual já tenha algum conhecimento ou ao menos o desejo de investigá-la.

UM CORPO QUE DANÇA: entre a palavra e o movimento, entre a voz e o gesto.

A partir de pequenos trechos de obras teatrais e fragmentos literários, experimentaremos no laboratório de criação proposto, breves criações individuais e coletivas, a fim de investigarmos o trânsito entre as variadas frequências de um corpo coringa, mas, sobretudo, o seu real desejo de som ou de silêncio, sua verdadeira necessidade de repouso ou de movimento. Um corpo cênico que possa desvencilhar-se da reprodução clara de possíveis códigos assimilados, podendo não apontar em si a leitura de alguma prática específica e afirmar-se então, como corpo texto potente, mas coringa, que dance sim, sempre, em qualquer cena, uma dança de intensidades, entre a palavra e o movimento, a voz e o gesto.

 

Sobre Ana Paula Bouzas

Ana Paula é bailarina, atriz, coreógrafa, professora, graduada em Licenciatura em Dança pela Faculdade Angel Vianna, pós graduada em Preparação Corporal nas Artes Cênicas, pela mesma instituição. Trabalha também como diretora, diretora de movimento, preparadora de elenco e preparadora corporal em diversos projetos em teatro, cinema e TV. Ana ministra aulas de corpo – laboratórios de criação (consciência, treinamento, criatividade, investigação), dança contemporânea e teatro - para jovens e adultos, estudantes e profissionais das artes cênicas ou pessoas interessadas em atividades com enfoque no corpo e suas potencialidades.

23 e 24/4 segunda e terça

Uma luz para sua dança, oficina com Fábio Espírito Santo

14 às 18h | IFB Campus Brasília | 10 pessoas

Público-alvo: Oficina para jovens coreógrafos e bailarinos interessados em iluminação cênica. 

Requisito: trazer um fragmento (filmado) da criação ou roteiro do espetáculo para ser compartilhado, discutido e trabalhado como exercício durante a oficina.

Uma luz para sua dança: A oficina propõe um espaço de troca de conhecimentos com o objetivo de investigar princípios e conceitos estéticos e expressivos da iluminação cênica para dança, bem como noções técnicas para elaboração de projetos de luz (uso de equipamentos, ângulos, filtros de cor, mapas e roteiros de operação) a partir do projeto artístico de cada profissional inscrito.

 

Sobre Fábio Espírito Santo

Graduado em “Comunicação Social – Cinema e Vídeo”; especialização em “Roteiros para tevê e vídeo” e “MBA em Bens Culturais – Cultura, Economia e Gestão” pela Fundação Getúlio Vargas. Entre seus mais recentes trabalhos nas artes cênicas, estão a iluminação de “Eu organizo o movimento” (2017-RJ); a direção e dramaturgia do espetáculo “Carmen, de Cervantes” (2015-RJ). Diretor teatral de diversos espetáculos para o público adulto e infanto-juvenil. Dramaturgo e iluminador premiado, trabalhou como roteirista e diretor de filmes educativos e institucionais.  Foi coordenador técnico de eventos e casas de espetáculos entre 1996 e 2008.

25/4 quarta

Physical Endless, oficina com Victoria Miranda

14 às 16h | IFB Campus Brasília | 15 pessoas

Público-alvo: atores, bailarinos, performers – estudantes e profissionais das artes da cena.


O workshop de Victoria Miranda é altamente físico, com sequências de deslocamento com propostas de ataque, velocidade e precisão de movimento. O objetivo da aula é orientar os participantes a desenvolver uma forte presença individual, coordenação, dissociação de diferentes partes do corpo com foco no centro de energia. Através de diferentes exercícios e jogos, repetição e reciclagem de exercícios, os participantes
farão uma imersão neste Physical Endless.

 

Sobre Victoria Miranda

Com formação acadêmica em pedagogia, Victoria estudou no CSDMA. Madrid e no Centro de Danza Contemporáneo CNDC L ́Esquisse , Angers- Francia. Tem ampla formação com diversos coreógrafos de todo mundo, desenvolve seus trabalhos com diretora, pesquisador e intérprete desde a década de 90, com trabalhos apresentados na Europa, Estados Unidos e América Latina. Trabalhemos do primitivo, do não-senso, da subjetividade. Deixemo-nos levar pelo essencial de cada um e de todos ao mesmo tempo e chegaremos a um estado físico e primitivo. Tentemos mudar os mesmos padrões de sempre para nos surpreendermos. ”Victoria Miranda’

26/4 quinta

Oficina de HIP HOP com Bouba Landrille

14 às 16h | IFB Campus Brasília | 15 pessoas

Bouba Landrille Tchouda propõe um diálogo em torno de uma pesquisa coreográfica, atenta a todas as formas, voltada pro significado na dança , estimulado pela energia das danças de hip-hop. O coreógrafo sugere um trabalho de duas horas. Iniciando o encontro com fundamentos da dança (fluxo, peso, tempo, espaço, dinâmica dos movimentos), para discutir com os dançarinos as bases técnicas que lhes permitem entender melhor a dança hip-hop, a segunda parte é dedicada à colocar estas bases técnicas em prática de maneira conjunta.

Sobre Bouba Landrille Tchouda

Pertence a geração de coreógrafos do movimento hip-hop que desenvolveu uma escrita singular.
Sua dança é uma música híbrida, física e fluida. Flui e vai da breaking dance  à capoeira e da capoeira a uma forma de energia contemporânea, abrindo caminho para infinitas combinações, inovações e diálogos.

28/4 sábado

Oficina de Dança Contemporânea com Lali Chidichimo,
Carla Rímola e Teli Ortiz (Argentina)

10 às 12h | IFB Campus Brasília | 20 pessoas

O workshop foca na prática, na formação, no desenvolvimento das habilidades do intérprete improvisador e no aprimoramento da sua consciência para despertar a agilidade e a habilidade dentro da cena. O corpo como ponto de partida para lidar com ferramentas de improvisação e composição coreográfica, a reflexão sobre o movimento e suas possibilidades semânticas, o papel do espectador na percepção, observação, registro e análise do evento cênico.

Sobre Lali Chidichimo, Carla Rímola e Teli Ortíz

Bailarinas com formação em dança contemporânea, professoras, coreógrafas, Lali Chidichimo, Carla Rímola e Teli Ortíz se especializaram com diversos coreógrafos e tem em sua trajetória reconhecimento em festivais nacionais e internacionais.

Banco do Brasil, Secretaria de Cultura, Governo de Brasília, Embaixada da França no Brasil e Instituto Francês do Brasil  
apresentam e patrocinam

bottom of page