Eufonia - SP
O inseto que produz o som mais alto na natureza, a cigarra, protagoniza esse espetáculo recheado de música. Na história, o jeito que ela encontra para conversar é como uma dança, os sons fazem trança na língua, querendo escapar da boca. Todo ruído ao redor é capturado e transformado em fantasia. Desse jeito o mundo se mostra para essa nova voz que busca seu tom, na imensidão de um jardim.
Vamos tentar imaginar a vida sem música. Impossível, não é? Da mesma forma que sem música tudo se torna mais chato, sem a cigarra o espírito do jardim perderia um pouco seu brilho, a esperança do canto da chuva, como é ouvido pelos antigos.
A peça, norteada pelo surrealismo, é um olhar poético sobre a mágica de perceber o mundo por meio dos sentidos e se comunicar. Traça um paralelo com a voz da criança, que desde o nascimento se comunica com o olhar, com o sorriso, com o choro, com os gestos e constrói as primeiras palavras pelo instinto, por convivência e pelo que ouve do mundo. Aproxima os tropeços da criança com os obstáculos encontrados pela cigarra. Eufonia é expressão por meio da dança e, a partir dela, as descobertas da comunicação se tornam possíveis. O espetáculo estabelece um universo lúdico e inusitado, mas a força do trabalho está na maneira com que as descobertas cognitivas da cigarra vão se desenvolvendo. A simplicidade das ações e a manipulação dos adereços permite à criança a composição imagética da narrativa.
https://www.youtube.com/watch?v=zd9yBu6Yg7Y
Duração: 50 minutos
Classificação: LIvre
Cia dos Pés
Direção/Coreografia: LINALDO TELLES
Produção: KESLER JAMAL CONTIERO
Atriz/dançarina: ANGELICA ZIGNANI
Técnico de iluminação: FUAD JAMMAL NETO
Técnico de som: DANIEL NEVES